Pages

Marxismo

Doutrina filosófica, econômica, política e social criada pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels entre 1848 e 1867. Tem como idéias principais o idealismo de Friedrich Hegel, o materialismo filosófico francês do século XVIII e a economia política inglesa do começo do século XIX. Para o marxismo, a característica central de qualquer sociedade está no modo de produção (escravista, feudal ou capitalista), que varia com a história e determina as relações sociais. Com o processo produtivo, os homens criam as próprias condições de sua existência, o Estado é abolido, não há divisão social nem exploração do trabalho humano, e cada indivíduo contribui de acordo com sua capacidade e recebe segundo sua necessidade.

O capitalismo é visto como um sistema no qual a burguesia concentra o capital e os meios de produção (instalação, máquina e matéria-prima) e explora o trabalho do proletariado, mantendo-o numa situação de pobreza e alienação, gerando uma contradição de exploração de seu próprio alicerce, a classe trabalhadora.


Por: Naianna Cristina

btemplates

3 comentários:

Caique Bastos disse...

muito Boom Nay! =)

Ligada na História disse...

Cada sociedade incorpora a sua identidade de acordo com as relações sociais de cada época, cada homem cria sua própia condição de existência, podemos usar a seguinte frase para representar esse pensamento " dá a Pedro o que é de Pedro", assim, cada indivíduo contribua para a sociedade com o que tem e recebe o que merece.
Anny Caroline, 2º ano EM

Caique Bastos disse...

Com certeza Anny, esse seu pensamento resumiu tudo isso. No marxismo cada homem cria a sua própria condição de existência sim, e onde podemos ver isso é no filósofo brasileiro Paulo Freire, este que seguiu e foi influenciado pelos pensamentos de Karl Marx.

Naianna Cristina.

Postar um comentário